Instrumentos


As ferramentas musicais usadas por Norberto França, um apaixonado por instrumentos que vão dos Clasicos Vintage aos aplicativos virtuais da atualidade, essa é uma lista que sempre é atualizada para oferecer as melhores opções nas produções musicais em estúdio e gravações de teclados para artistas e produtores. 

The musical tools used by Norberto França, who is passionate about instruments ranging from Vintage Clasicos to today's virtual applications, this is a list that is always updated to offer the best options in studio music productions and keyboard recordings for artists and producers.






Yamaha MODX8+
Workstation intermediária da Yamaha com o mesmo poder de fogo do Top de linha MONTAGE que trouxe novamente a síntese FM de seu famoso DX7, renovada com 8 operadores, novas possibilidades, efeitos, interface de áudio USB, memória flash de 1Gb interna para amostras pessoais e conexão total com os melhores softwares DAW do mercado e compatibilidade com iOS. O software SampleRobot tem uma nova versão para usuários do MONTAGE lançada pela Yamaha que possibilita a produção a gravação de samples automaticamente e convertidas no formato do teclado .





Roland Fantom 06
Fantom 06 é a Workstation intermediária da Roland como poder de fogo e toda história dos instrumentos da marca em expansões EXZ de estilos variados.




 


Korg Wavestate
O Korg Wavestate é um sintetizador poderoso baseado em seu antecessor "Korg Wavestation" com os recursos atuais, software editor e memória FLASH RAM de 4Gb para amostras pessoais do usuário.



Nord Electro Custom (73)
Esse é um modelo personalizado com teclas Waterfall reverse do modelo Nord Electro 5D Black. 



Behringer Deepmind 12
Esse foi o primeiro sintetizador lançado pela marca, um instrumento híbrido (analógico/digital) polifônico de 12 notas, com recursos modernos de conexão e edição (software incluso).





Tokai TP-200c
Piano digital com amplificação própria de 50w(rms) e funções de controller USB.




Korg Poly 800 
Korg Poly 800 é um synth analógico polifonico de 1983 com 8 vozes muito popular, muito famoso pela dobradinha com o clássico DX7 da YAMAHA. O Poly 800 foi desenvolvido para performance ao vivo, funcionava também com pilhas e permite ser utilizado também como Keytar dando total liberdade ao músico nos palcos. O Poly 800 mesmo tantos anos depois ainda é bastante valorizado como synth analógico, sendo utilizado geralmente com processadores de efeitos (geralmente também analógicos) ou com modificações em seu hardware que permitem aceso aos filtros em tempo real, também com conexão MIDI esse clássico é facilmente visto controlando outros módulos analógicos.
KORG Poly 800 mkI




MALLET SYNTH XL380s
Esse é o resultado do nosso trabalho com a TITANIUM, é uma ferramenta musical que foi desenvolvida em formato de instrumento de percussão melódica em 2 tamanhos (20 e 37 teclas). O MALLET SYNTH XL-380s possui mais e 120 timbres internos de excelente qualidade, é multitimbral de 16 partes,  tem conexões MIDI convencionais e USB compatível com iOS e Mac OS como controlador, 5 conectores Triggers para Pads de percussão extras. As possibilidades desse instrumento vão desde o simples estudo musical com fones e privacidade, a performances únicas de música eletrônica aliando diversos recursos tecnológicos de áudio-visual ou como MIDI controller em estúdios.
É possível usar as teclas como PADs convencionais para instrumentos de percussão e ter disponível no mínimo 20 teclas para substituir as funções de um OCTAPAD por exemplo. 




Roland HPD-10

Esse instrumento de percussão digital da Roland com superfície de toque múltiplos, timbres internos de alta qualidade e funções de MIDI Controller. A HPD-10 em um setup digital moderno é uma ferramenta de recursos incríveis que aliado a criatividade e a musicalidade, é um grande diferencial. Usamos esse instrumento com uma vasta biblioteca de samples no Kontakt e Steinberg HALion 6.




Korg Wavedrum Global Edition
Esse é a quarta versão da Korg Wavedrum desde o lançamento em 1994 da WD-1, e é o modelo que reúne toda evolução tecnológica e timbres dos modelos anteriores. É um sistema de emulação digital bastante expressivo, unido a um sistema de amplificação interna da pele processada pelo sistema da Wavedrum. Diferente de outros instrumentos de percussão digital a Wavedrum não é MIDI e não é expansível com acessórios externos com triggers ou similares. Esse é um instrumento singular, que não foi compreendido pelos músicos e comparado erroneamente com outros produtos do mercado de percussão digital.



Roland SPD30
Já uso as OCTAPADs Roland desde os 90's (OCTAPAD II, SPD11 e SPD20) e uso tanto via MIDI controlando outros instrumentos, quanto os timbres internos. São vários kits de fábricas e programados por mim também, a SPD30 é um sintetizador de percussão com parâmetros de edição e programação. Conexões MIDI e USB, além de entradas para triggers e pads extras. 
As possibilidades são grandes com as expansões tecnológicas atuais. 



Roli Rise 25

Esse é um instrumento diferente, moderno, muito expressivo e revolucionário, os instrumentos MPE são um combo de softwares e controladores, no caso do Rise 25 um teclado de borracha de 25 teclas e um mix de 2 instrumentos virtuais inclusos no pacote (Equator e Strobe2) mais o editor Roli Dashboard.  Controladores MPE como o Rise 25 podem ser usados com outros instrumentos virtuais e softwares DAW compatíveis com o protocolo MPE. Existe um grande quantidade de títulos disponíveis em Apps iOS e os sistemas operacionais Mac OS e Windows, além do uso com interfaces MIDI que possibilitam controlar também instrumentos MIDI em hardware (Teclados, módulos, etc...). Os instrumentos MPE vieram para trazer a evolução do protocolo MIDI e são os precursores do futuro MIDI 2.0 estando aptos já novo.



Instrumentos Virtuais
Tecnologia aplicada música sempre foi uma paixão. Usamos os virtuais em studio para construir texturas , timbres , efeitos sintéticos e padrões rítmicos. Em softwares como o apple Main Stage 3, Ableton Live 9/10, Reason 11, SampleTank 4, Hammond B3x, Miroslav Philharmonik Orchestra 1 e 2,  Arturia V Collection 9, Korg Collection Bundle, UVI (Digital Synsations, Complete Toy Museum, Mello e Analogic Piano 09), Native Instruments Komplete ULTIMATE 12 Collectors, Spectrasonic OMNISPHERE2 e KEYSCAPE, RolandCloud, Marttinic COMBO V e F, OBXD, Steinberg Hallion Synphonic Orchestra , (Bibliotecas de som da: SOUNDIRON, ProjectSam, Sonokinetic, 8Dio, CineSamples, Cinematic) etc... 

Os controladores utilizados são Roland A800 Pro, Roland A88, MASCHINE JAM, MALLET SYNTH XL380s, Roland SPD-30, Roland HPD10, Roli Rise 25, Tokai TX Lower, Expressive E Touché SE, BEHRINGER BCR2000 e FCB1010…  também utilizamos o tablet da apple desde o lançamento em 2010. Inicialmente o iPad era usado apenas como um controller Wi-Fi com layouts criados pelo próprio músico, hoje o tablet é usado também como instrumento gerador de timbres com interface de audio, teclados com o iPad Air2. A lista de aplicaticativos pro iOS ultrapassa os 200 títulos e é atualizada periodicamente com as novidades.
RD64, Roli Rise 25, Touché SE, MASHINE JAM, BCR2000, etc...



Access Virus Ti Snow
Esse incrível módulo da Access Music é um dos sintetizadores mais poderosos da história, o Virus Ti é um instrumento que integra-se a DAWs ou seu Host através de um software, funciona de forma similar a um instrumento virtual convencional. Apenas conectando o cabo USB o software permite toda edição minuciosa dos timbres e também pode funcionar como interface de audio 24/192.

Sisntema com sintetizadores analógicos semi-modulares
BEHRINGER 2600 e NEUTRON, MONSTERDRONE V.Brazil, 
Arturia MiniBrute 2, Waldorf Rocket, Acces Virus Snow e Korg MS2000BR




Instrumentos acústicos e microdones variados
Além dos instrumentos eletro-mecânicos e eletrônicos, gravamos também captando instrumentos acústicos com prés da marcas Universal Audio, Avalon, Audient, Digitech, Uchoa... microfones dedicados e com características variadas (Neumann, RODE, SHURE, AUDIX, Yamaha, CAD, AKG…). 
MICROFONES


PIANO ACÚSTICO



Percussão e Efeitos
Steel Tongue Drum




Bateria Yamaha Stage Custom 
(8", 10", 12", 13", 14", 16", 22", 24"e cx 14")


Violão YAMAHA (Nylon)
Baixo semi-acústico
Guitarra Mustang
Violino
Hohner Student 48
Interface, pré-ampls e periféricos